IMG_20200307_150012710_edited
IMG-20200307-WA0138_edited_edited_edited
cguodd
oddrecifemanha
oddrecifemanha2

Open Data Day Recife

Fortalecendo a cultura de abertura de dados

A data, celebrada mundialmente em centenas de países e cidades há quase uma década, é marcada pela promoção de atividades que fortaleçam a cultura da abertura de dados. Em Recife, o ODD foi realizado pela primeira vez em 2019.

Para os amantes e curiosos pelo universo da abertura de dados e transparência, o mês de março é especial: há uma década é celebrada internacionalmente, através da realização de eventos simultâneos em todo o mundo, em um dia só para marcar a sua importância. No mundo inteiro, mais de 300 cidades já realizam o Open Data Day.

 

Promovido pela primeira vez no Recife em 2019, o ‘Dia dos Dados Abertos’ na cidade contou com a participação da Controladoria Geral da União (CGU), Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Prefeitura do Recife, universidades (UFPE e UFRPE), representantes de iniciativas de controle social que utilizam bases de dados abertos – como o Observatório de Saneamento do Recife (OSAR) -, além de um público diversificado de servidores, desenvolvedores tecnológicos, designers, advogados, jornalistas, dentre outros. O evento ocorreu no Softex Recife, contando ainda com o patrocínio da empresa Fábrica de Negócios (startup especializada em analytics). Uma das equipes vencedoras do último hackaton da PCR (o Hacker Cidadão), desenvolvedores do aplicativo Replant (de hortas urbanas) também estiveram presentes. A Câmara Municipal do Recife  contou ainda com a representação do vereador André Régis, que apresentou sua plataforma de fiscalização ‘Raio-X das Escolas e das Creches’.

  • Acesse algumas apresentações disponíveis: Data Mangue Report | Observatório de Saneamento do Recife | UFRPE | Movimento de Dados Abertos/Pernambuco Transparente;

 Confira como foi nossa 1ª Edição, em 2019:

opendataday2
cguodd
opendata1
odd4
odd1
odd3
odd2
odd12
od6 (2)
odd11
odd8
odd10
odd6

 Confira como foi nossa 2ª Edição, em 2020:

O segundo ano de realização na capital pernambucana contou com dois momentos: um pela manhã, iniciativa de parceria do IP.rec – Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife + Women in Data Science Recife, com apoio da Neurolake. E o outro pela tarde, organizado pelo Pernambuco Transparente, com apoio da Livraria Jaqueira. Saiba todos os detalhes dos eventos em nosso Blog.

diadosdadosabertosaldovilela
IMG-20200307-WA0138_edited_edited
IMG-20200320-WA0111_edited
IMG_20200307_150012710_edited
IMG-20200307-WA0141_edited_edited
oddmanha_edited
oddrecifemanha
oddrecifemanha_edited

Saiba mais sobre o evento global: OpenDataDay.Org ou leia uma coleção de artigos especiais: "Open Data Day: Dados Abertos Governamentais e Democracia". 

| Repercussão:

▫ Matérias destacam o Open Data Day em Recife | ONG Open Knowledge Brasil, Blog da Folha PE e Aldo Vilela

         | Matéria da Open Knowledge Brasil;

         | Boletim de Notícias da Prefeitura do Recife;

         | Matéria do Aldo Vilela;

         | Matéria da Controladoria Geral do Estado sobre o evento; (publicação no DOEPE);

         | Boletim de Notícias da Prefeitura do Recife;

         | Matéria da Folha de Pernambuco;

         | Matéria da Open Knowledge Brasil.

©2020  Uma iniciativa Pernambuco Transparente.