Manuais

ARTIGOS E PUBLICAÇÕES

Conhecimentos consolidados sobre abertura de dados

Para os que participam da ciência e da pesquisa, utilizando os artigos científicos como fonte de estudo e também como meio de publicação de seus trabalhos realizados, reunimos aqui análises referenciais com tudo o que você precisa saber para se inserir no tema - além de materiais diversos. O espaço está sempre aberto para novidades!

Diversos manuais já produzidos buscam explicar como aproveitar o potencial de informações oficiais para permitir a existência de novos serviços através dos dados abertos, melhorando a vida dos cidadãos e fazendo com que governo e sociedade trabalhem juntos e melhor. Além de abordar os conceitos básicos desse universo, servem ainda de maneira prática para os servidores do governo, indicando maneiras de utilizar esses dados para criar mais valor e impacto em diversas áreas. Confira uma seleção:

Artigos

| Cenário Local ▫ Pernambuco

| Cenário Internacional 

| Cenário Nacional 

  • Maratonas hackers no Brasil com desafios no campo da Saúde”. Artigo científico aprovado em 03/05/17. Extraído da Plataforma Scielo. Revista Interface. Por Guizardi FL, Santos KF, Lemos ASP, Severo FMD. Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde (Lemtes), Escola Fiocruz de Governo, Fiocruz Brasília.

| Padrões de Qualidade e Avaliação de Impacto

Não deixe de conferir os estudos acadêmicos divulgados pela Government Information Quarterly, uma revista internacional que examina a interseção de políticas, tecnologia da informação, governo e público. A GIQ se concentra em como as políticas afetam os fluxos de informações governamentais e a disponibilidade de informações governamentais; o uso da tecnologia para criar e fornecer serviços governamentais inovadores; o impacto da tecnologia da informação no relacionamento entre os governados e os que governam; e a crescente importância das políticas e tecnologias da informação em relação às práticas democráticas. Consulte ainda nossa seção especial sobre o assunto e sobre Políticas de Abertura para ver mais conteúdo prático.

| Negócios

  • From Data to Action é um relatório do Centro de Insights da Harvard Business Review. Com download gratuito, é patrocinado pelo SAS, líder de mercado em analytics e uma fonte para os últimos estudos em Big Data, Hadoop, visualização e gerenciamento de dados com foco na potencialização de negócios.

From Data to Action é uma coleção de 30 artigos dos mais respeitados líderes no uso de dados que ajudam a conhecer as melhores práticas para transformá-los em lucro. Não deixe de baixar!

Reportagens Especiais

©2020  Uma iniciativa Pernambuco Transparente.