Dados Abertos 

por um futuro melhor

 

Você sabe exatamente quanto dos seus impostos é gasto com iluminação das ruas ou saúde? Qual é o caminho mais curto e seguro da sua casa até o seu trabalho – e qual é a qualidade do ar que respira ao longo desse trajeto? Onde, no seu bairro, pode encontrar as melhores oportunidades de emprego e os locais mais arborizados? Sabe quando e como influenciar leis ou decisões públicas sobre temas com os quais se preocupa? Novas tecnologias tornam possível a construção de serviços para responder automaticamente a essas perguntas. Muitas pessoas, e não apenas os governos, seriam capazes de construir serviços assim.


Mas, para isso, os dados necessários para a criação de projetos que atuem nesse sentido precisam estar disponíveis e liberados em formato que torne possível o seu uso pela sociedade. Desde 2018, o Pernambuco Transparente busca abrir caminhos para o fortalecimento da cultura de transparência, e agora reúne aqui os motivos e resultados  para fazê-lo (inclusive no meio privado), os principais destaques para o estabelecimento desta agenda localmente, além de um vasto acervo para facilitar o mergulho neste rico universo para todos os públicos: jornalistas, cientistas, desenvolvedores tecnológicos, gestores e ativistas sociais - todos vão poder encontrar uma fonte de luz em suas caminhadas.

Como acreditamos que é necessária também uma mudança de entendimento em relação ao uso de dados, nossa plataforma será fonte de informações sobre eventos (além da realização deles, como o Open Data Day, celebração internacional da abertura de dados) e  desenvolvimento de uma comunidade online para troca de conhecimentos constante. Sabemos por experiência que abrir dados só pode ser feito por meio de colaboração aberta e por isso, nosso website ainda está cheio de conteúdo sobre iniciativas que contribuem para a construção de um futuro melhor através dos dados abertos.

Vamos juntos?

©2020  Uma iniciativa Pernambuco Transparente.