Negócios

Ampliando o impacto de negócios através de dados abertos

Empresas pioneiras e diversas estão usando dados abertos para criar produtos e serviços inovadores que preenchem lacunas nos mercados, geram renda e trazem amplos benefícios sociais e ambientais, identificando ainda oportunidades para melhorarem as operações. Saiba mais sobre sua repercussão no mundo.

Dados abertos não são apenas o aliado indispensável para a transparência dos governos. Além disso, eles podem ajudar a criar novos modelos de negócios, otimizar operações de negócios, criar empregos e melhorar o clima de negócios. Por exemplo, em muitos países, o ecossistema empreendedor começa a colaborar com o setor público por meio de iniciativas da Govtech para melhorar a eficiência na gestão pública, desenvolver infraestrutura ou apoiar a participação política dos cidadãos.

"Embora na América Latina e no Caribe existam países como México, Uruguai, Colômbia e Brasil que estão entre os 20 mais abertos no mundo , ainda existe o desafio geral de usar esses dados para gerar valor econômico. Para isso, hoje sabemos que a abertura de dados é necessária, mas não suficiente. Também devemos pensar em questões relacionadas à qualidade, demanda e interoperabilidade dessas informações abertas. E, paralelamente, os governos precisam gerar estratégias inovadoras para promover um setor novo e próspero que use esses dados públicos para iniciativas de negócios. Somente dessa maneira conseguiremos que os dados abertos, além de contribuir para a transparência, sejam outro elemento do crescimento econômico."

Dados de qualidade pública podem ser a matéria-prima para o lançamento de empresas viáveis ​​que geram empregos e crescimento econômico. A questão é: o que os governos podem fazer para promover a inovação e o empreendedorismo com dados?

  • Entender as necessidades dos empreendedores e melhorar a qualidade dos dados com base no que os empreendedores precisam; Medir o impacto dos dados sobre o crescimento econômico e Divulgar o potencial de se comprometer com os dados.

□ Quem já faz: conheça referências governamentais no mundo 

O Departamento de Comércio dos EUA (DOC), por exemplo, é um exemplo de uma agência federal que lidera a cobrança pelo uso de dados abertos para criar valor no mundo real. Para levar esses dados a pessoas que podem iniciar negócios com eles, a administração Obama criou a posição de diretor de tecnologia, ou CTO [sigla em ingles para chief technology officer]. No ano passado, por exemplo, o DOC estabeleceu o Conselho Consultivo de Dados do Comércio, um grupo de até 20 membros especialistas, ajudando a otimizar o uso benéfico de toda a gama de dados que o DOC distribui e o Serviço de Dados do Comércio, dentro equipe de start-ups do governo formando parcerias com os doze departamentos que compõem o DOC para fornecer produtos e serviços para ajudar agências governamentais.

A abertura de dados pode ser ainda promovida por empresas, para estimular o desenvolvimento de novos modelos de negócios ou produtos: exemplos no mundo incluem uma iniciativa conjunta da Adobe, Microsoft, e SAP, Uber (mobilidade), além de pelo menos três plataformas globais mapearem empreendimentos que utilizam esse modelo para suas atividades, uma global e outras no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Lançada na SelectUSA Investment Summit 2015, a US Cluster Mapping Tool ajuda os investidores a decidir onde investir ou expandir seus negócios por estado, condados ou áreas metropolitanas.

Ian Kalin, primeiro diretor de dados do DOC (Departamento de Comércio dos EUA) compartilha a estratégia de dados do departamento e também sua visão de como os recursos de dados comerciais podem criar empregos e salvar vidas. Ian compartilha exemplos de todos os Bureau de Comércio que demonstram como seus dados foram usados ​​pelas empresas e também como as iniciativas de modernização no Commerce estão capacitando nossas equipes a cumprir melhor suas missões. Confira aqui, outra entrevista, com outro CDO.

"Desde 2012, vimos a fundação do Open Data Institute com foco no valor comercial dos dados; o estudo de referência da McKinsey que atrelou o valor anual dos dados abertos a US $ 3 a US $ 5 trilhões; a venda da Climate Corporation, uma empresa pioneira de dados abertos, para a Monsanto por cerca de US $ 1 bilhão; e o lançamento do Open Data 500 e do Open Data Impact Map, que documentaram o uso de dados abertos por milhares de empresas em todo o mundo.


Esses desenvolvimentos e outros demonstraram que os dados abertos têm valor comercial e econômico que está apenas começando a ser explorado. Dados abertos não são apenas um recurso para empresas inovadoras que os aplicam a novos empreendimentos empresariais. O uso de dados abertos também se tornou parte da prática comercial mais ampla de usar dados e ciência de dados para fundamentar decisões de negócios, desde o lançamento de novos produtos e serviços até a otimização de processos e a superação da concorrência."

How open data fuels key business sectors”. Artigo no Feedscoop. Por Joel Gurin, Presidente do Center for Open Data Enterprise (Washington, D.C.), 16.08.17. 

Saiba mais sobre o potencial da abertura de dados para o universo dos negócios através do conhecimento de especialistas:

  • Integrando o design centrado no usuário na estratégia de dados abertos , OpenFDA : Esta prática recomendada advoga para garantir que os dados abertos atendam às necessidades existentes dos usuários. O estudo de caso vinculado explica o processo de design centrado no usuário para o OpenFDA , um portal de dados do governo da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA;

□ Exemplos Globais Corporativos

Com os dados agora cada vez mais no centro da diferenciação competitiva entre negócios bem-sucedidos e mal sucedidos, as organizações que adotam uma abordagem estratégica para uma estratégia de dados eficaz se posicionam melhor para prosperar. Um CDO é central para isso. Dados estão se tornando cada vez mais a diferença competitiva que separa os negócios bem sucedidos ou não (a análise e exploração é muito importante em inúmeros setores das empresas -, principalmente Marketing e Comercial). Hoje, as empresas são repositórios gigantescos de dados. Por isso, organizações que entendem esses importantes recursos tratam de mudar seu parâmetro para valorizar os dados que possuem. Alguns especialistas sugerem elementos chave para a transformação organizacional, como: laboratórios de dados, conhecimento e valorização dos dados por parte da diretoria. Uma das primeiras ações, sem dúvidas, é nomear um diretor especial de dados, cuja missão é supervisionar uma série de funções relacionadas a dados para garantir que sua organização esteja aproveitando ao máximo o que poderia ser seu ativo mais valioso, sem perder de vista normas de proteção de dados (estabelecidas através de LGPDs). novos e antigos, dados ativos e dados arquivados ou escuros e dados estruturados e não estruturados. O CDO tem a tarefa de gerenciar todas essas informações e usá-las para gerar mudanças transformacionais, com dados usados ​​como um ativo estratégico em todos os departamentos da empresa. 

Mas tem mais. Quaisquer que sejam as iniciativas que você esteja planejando para avançar sua estratégia e alcançar seus objetivos de negócios, o CDO terá um papel fundamental a desempenhar. Se você planeja introduzir ferramentas de inteligência artificial para, por exemplo, transformar suas operações de atendimento ao cliente usando chatbots e histórico de interação com o cliente, seu CDO será responsável por garantir que você tenha processos de coleta e governança de dados capazes de acumular a vasta loja de dados que você precisará analisar. Pensar estratégias: predizendo tendência de consumo ou buscando como gerar novas oportunidades de receita para sua empresa. Pesquisas destacam os benefícios: segundo estudo recente da KPMG (2018) as empresas que possuem um CDO dedicado têm duas vezes mais chances de ter uma estratégia digital clara, e a IBM descobriu que dois terços das empresas dizem estar superando os rivais em participação de mercado e inovação através da orientação por dados. 

No mundo corporativo, a Capital One foi a primeira a nomear um diretor de dados (CDO) - ou melhor, diretora, Cathryne Clay Doss - em 2002. O avanço da compreensão desta medida cresceu na última década: em 2012, apenas 12% das empresas da Fortune 1000 tinham um CDO, já em 2018, 67,9% das empresas pesquisadas relataram ter um CDO (saiba mais sobre sua importância aqui).

| Reino Unido (UK)

Empresas de todas as formas e tamanhos  estão usando dados abertos  como parte de seu trabalho, em todo o Reino Unido. O Open Data Institute, que promove a abertura de dados no Reino Unido, encontrou e analisou um panorama de 270 empresas  que usam, produzem ou investem em dados abertos como parte de seus negócios, por meio de pesquisas e entrevistas sobre suas experiências. As empresas de dados abertos que estudaram têm um  faturamento anual de mais de 92 bilhões de libras e mais de  500 mil funcionários  entre elas. Isso mostra a escala do valor potencial dos dados abertos nos negócios.

Conheça uma lista de grandes empresas que disponibilizam dados online (veja mais exemplos aqui):

  • Asos | Em 2011, a varejista online global de moda e beleza abriu seus dados para web desenvolvedores externos. Em uma tentativa de ampliar sua presença online, a Asos abriu sua API de produtos e cestos, facilitando a integração de sites de terceiros e liderando o retorno de potenciais clientes ao site da Asos;

  • PricewaterhouseCoopers (PWC) | A segunda maior empresa de serviços profissionais do mundo, com uma rede de empresas em cerca de 157 países. A PWC permite a pesquisa de dados abertos e fornece análise de projetos para a Open Data Challenge Series, uma série de desafios ocorridos nos últimos anos (coordenados pelo ODI e Nesta) destinados a promover serviços sustentáveis ​​de dados abertos para enfrentar problemas sociais;

  • CarbonCulture | Uma plataforma aberta projetada para ajudar pessoas e empresas a usar os recursos com mais eficiência. A startup britânica monitora o uso de carbono no local de trabalho e sugere maneiras de melhorar a eficiência e economizar dinheiro. A CarbonCulture trabalha com o gabinete, 10 Downing Street, Tate Modern, University College London e Cardiff Council (para citar alguns);

  • O FoodTrade | uma plataforma online que reúne mais de 1.600 produtores locais de alimentos e consumidores para mapear as cadeias de suprimentos e promover a transparência no setor de alimentos. A startup com sede em Bristol lançou recentemente o FoodTrade.Menu, um etiquetador automático de alérgenos que usa dados da Food Standards Agency para ajudar restaurantes a garantir que seus menus cumpram as regras de alergia;

  • The Guardian | Jornal nacional britânico, The Guardian usa dados abertos de uma maneira bastante interessante. Desde 2009, o jornal publica seus dados brutos para que os parceiros reutilizem por meio de uma API. Os parceiros têm acesso a todo o conteúdo que o The Guardian cria, o equivalente a mais de 1,5 milhão de artigos de notícias desde 1999. Isso permite que os usuários criem aplicativos externos em troca da veiculação de publicidade do Guardian;

  • Arup | Uma consultoria global de engenharia sediada no Reino Unido, usa dados abertos como parte vital de seu trabalho com cidades inteligentes e a tecnologia que as suporta. Trabalhando em como usar dados públicos sobre tráfego, planejamento, riscos naturais e outros tópicos para fornecer serviços mais eficientes e ajudar a mitigar riscos, por exemplo, desastres naturais.

Saiba Mais

  • From Data to Action é um relatório do Centro de Insights da Harvard Business Review. Com download gratuito, é patrocinado pelo SAS, líder de mercado em analytics e uma fonte para os últimos estudos em Big Data, Hadoop, visualização e gerenciamento de dados com foco na potencialização de negócios - uma coleção de 30 artigos dos mais respeitados líderes no uso de dados que ajudam a conhecer as melhores práticas para transformá-los em lucro. Não deixe de baixar! 

□ Plataformas de Mapeamento 

| OpenCorporates

Open Corporates é o maior banco de dados aberto do mundo com informações de empresas, incorporando dados de 98 milhões de empresas em 108 jurisdições. O objetivo é registrar um URL para todas as entidades corporativas do mundo. Os usuários podem pesquisar o tipo de empresa, data de incorporação, endereço registrado e diretores da empresa. Os dados são agregados de fontes como sites do governo, registros nacionais de empresas, registros de empresas e estão disponíveis como uma API.

| Open Data Impact Map

Open Data Impact Map, um projeto da Rede de Dados Abertos para Desenvolvimento (OD4D), é um banco de dados público de organizações que usam dados governamentais abertos de todo o mundo. Foi desenvolvido para fornecer a governos, organizações internacionais e pesquisadores uma compreensão mais abrangente da demanda por dados abertos. Ao mapear essas organizações usando dados abertos, podemos identificar melhor, obter feedback e melhorar os conjuntos de dados governamentais mais valiosos.

O Mapa inclui organizações (empresas, organizações sem fins lucrativos, instituições acadêmicas e grupos de desenvolvedores) que usam dados abertos do governo para advocacy, para desenvolver produtos e serviços, melhorar operações, informar estratégias e conduzir pesquisas. É um esforço colaborativo que se baseia em estudos anteriores, exemplos de uma rede internacional de apoiadores regionais, uma pesquisa online. O Mapa de Impacto de Dados Abertos é financiado pelo Centro Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento (IDRC)  e pelo Banco Mundial. É desenvolvido e gerenciado pelo Center for Open Data Enterprise.

| Open Data 500

Open Data 500 é o primeiro estudo abrangente de empresas dos EUA que usam dados abertos do governo para gerar novos negócios e desenvolver novos produtos e serviços. É gratuito, informa ainda sobre dados públicos que podem ser usados ​​para iniciar empreendimentos comerciais e sem fins lucrativos, fazer pesquisas, tomar decisões baseadas em dados e resolver problemas complexos.

Rede Global | A OD500 Global Network é uma rede internacional de organizações que buscam estudar o uso e o impacto de dados abertos. Coordenada pelo Laboratório de Governança (GovLab), a Rede Global OD500 permite que as organizações participantes analisem dados abertos em seu país de maneira comparativa globalmente e específica no mercado interno. A Rede Global OD500 parte do pressuposto de que somente mapeando o uso de dados abertos dentro e entre países, novas abordagens para entender o impacto econômico e social dos dados abertos do governo podem ser geradas.

□ Open Banking 

Do ponto de vista comercial, os dados podem servir como um catalisador para novos produtos e modelos de negócios. A União Europeia tem sido proativa nessa frente, estabelecendo as regras de participação por meio da versão atualizada da Diretiva Serviços de Pagamento (PSD2). Um modelo de banco aberto pode facilitar uma série de serviços de valor para consumidores e provedores. Muitos deles existem hoje de alguma forma: o AliPay e o WeChat possibilitam o comércio eletrônico aprimorado por meio de suas plataformas, oferecendo uma experiência personalizada mais suave e um conjunto completo de opções de pagamento, incluindo ponto a ponto.

O Open Banking coloca você no controle de seus dados: uma maneira mais fácil de mover, gerenciar e ganhar mais dinheiro. Abre o caminho para novos produtos e serviços que podem ajudar os clientes e as pequenas e médias empresas a obter um acordo melhor. Também pode fornecer uma compreensão mais detalhada de suas contas e ajudá-lo a encontrar novas maneiras de aproveitar ao máximo seu dinheiro. Os benefícios potenciais do sistema bancário aberto incluem melhor experiência do cliente, novos fluxos de receita e um modelo de serviço sustentável para mercados carentes.

Agora, 180 provedores regulamentados oferecem #OpenBanking, incluindo 116 provedores de terceiros, 64 provedores de conta e 53 entidades regulamentadas que possuem pelo menos uma proposição ao vivo com os clientes. Consulte Mais informação:

Governança e Riscos

Embora o sistema bancário aberto possa beneficiar os usuários finais e promover inovações e novas áreas de concorrência entre bancos e não bancos, também é provável que inaugure um ecossistema de serviços financeiros inteiramente novo, no qual os papéis dos bancos possam mudar acentuadamente. Também levanta questões sobre regulamentação e privacidade de dados, o que ajuda a explicar por que os mercados globais adotaram abordagens variadas à governança, contribuindo para níveis díspares de progresso.

No entanto, existem riscos inerentes ao compartilhamento de dados, e é por isso que é essencial desenvolver processos e governança subjacentes às conexões técnicas. O compartilhamento de dados em serviços financeiros tende a ser baseado em riscos e permissões, com trilhas de auditoria necessárias e sujeito a regulamentação e gerenciamento de riscos. Se bem feito, no entanto, pode oferecer maior segurança por meio de recursos aprimorados de conhecer seu cliente, validação de identidade e detecção de fraude. É necessário o consentimento explícito do titular da conta. 

| Liderança Europeia

O desenvolvimento do ecossistema variou acentuadamente por região, devido em grande parte à divergência regulatória. A abordagem mais programática foi adotada na União Europeia, por meio do PSD2 e de um esforço mais amplo para promover a concorrência no banco de varejo por meio do Open Banking Standard do Reino Unido.  Uma disposição essencial do PSD2 visa promover a concorrência e a inovação na prestação de serviços de pagamentos no Espaço Econômico Europeu, abrindo o acesso de contas a não-bancos.

Desde a década de 1990, Itália, Bélgica e Alemanha instituíram protocolos comuns desde 1990 para fornecer acesso a informações de contas para bancos menores e terceiros.

Saiba mais sobre o potencial da abertura de dados para o universo dos negócios através de artigos simples e não-acadêmicos de especialistas:

Fontes Consultadas

Para esta seção, os seguintes textos foram consultados:

Artigo "Hail to the chief: why your data officer is now your head of digital value", 02.10.19 - Orange Business Services;

Artigo "What is a chief data officer? A leader who creates business value from data", 28.05.19 - CIO Magazine;

Artigo "Rethinking The Role of Chief Data Officer", 22.05.19 - Forbes Insights.

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