top of page

Mensagem de Boas-Vindas

Atualizado: 28 de set. de 2020


Em 2018, diante do grave cenário político local, denúncias de má gestão pública por todos os lugares, e uma forte necessidade de maior participação e renovação na condução do planejamento público, iniciamos o projeto Pernambuco Transparente, para impulsionar a promoção da transparência pública, cidadania e integridade. Agora, dois anos após uma grande jornada - conhecendo todas as câmaras e prefeituras da Região Metropolitana, duas realizações do Open Data Day (evento global de celebração da data internacional que marca a importância da transparência), presença em dezenas de capacitações e debates - além de um longo trabalho de pesquisa, temos o orgulho de apresentar o portal Dados Abertos Pernambuco, o primeiro grande fruto deste trabalho.


Esse é mais um grande passo para o crescimento desta importante pauta que tem um enorme potencial de contribuir para o avanço do desenvolvimento do nosso estado em todos os sentidos. Aqui pretendemos reunir informações e facilitar a compreensão do movimento pela abertura de dados em Pernambuco e no país. Encontrarmos um lugar onde podemos compartilhar nossos pensamentos sobre os desafios que enfrentamos neste campo e falarmos sobre planos futuros. Fortalecer e iluminar com conhecimento o caminho de servidores públicos e da sociedade civil em todo o universo proporcionado pela transparência dos dados abertos. Cidades inteligentes, combate à corrupção e controle social, aplicativos, jornalismo de dados, políticas de abertura governamental e portais de destaque no mundo, avaliações de impacto e qualidade, negócios, hackatons de destaque no país, monitoramento de integridade eleitoral e financeira - são alguns dos diversos assuntos explicados através de uma linguagem didática, com bastante uso de recursos visuais (inclusive videotecas) para facilitar o mergulho no mundo das possibilidades oferecidas pelo seu uso.


Usaremos este blog para contribuir com uma variedade de tópicos relacionados ao governo aberto, tecnologia cívica e esfera de dados abertos. Desde as inúmeras dificuldades relacionadas à cultura governamental, ao bom uso promovido por ecossistemas e como abordá-los. Ainda que a fraca qualidade educacional de boa parte da população infelizmente impossibilite abstrações e reflexões mais avançadas a partir de dados, acreditamos que os que têm essa capacidade poderiam emprestar :)! Pedimos a nossos aliados para compartilhar, comentar e criticar nossas postagens para que possamos resolver essas questões juntos. Nosso blog estará à disposição para a participação ampla de todos que quiserem falar sobre Pernambuco com evidências apontadas por bases confiáveis: use nosso e-mail para envio de textos (dadosabertospernambuco@gmail.com).


Valorizamos a comunicação, por isso, criamos um boletim de notícias (newsletter) e um Fórum, cujo ingresso pode ser via cadastro através das contas do seu próprio perfil no Facebook ou Google e funciona semelhante às redes - você poderá seguir os perfis que desejar. A navegação será sempre adaptada a ele: curtidas (corações) nos posts do blog salvam o texto no seu histórico de membro do portal - assim todas as publicações que gostar ficam mais acessíveis. Recomendamos sempre a navegação por um laptop ou computador, já que parte dos recursos visuais, infelizmente, se perde um pouco com a adaptação para o celular. Há uma seção especial para Feedback e toda sugestão de aprimoramento do conteúdo é bem-vinda. Para os que desejarem realizar uma navegação mais objetiva, há um Mapa explicando todas as seções.


O website oficial do projeto está sendo finalizado e esperamos que possa também ser divulgado em breve. Mas, por enquanto, ele pode ser acompanhado através das redes sociais:

http://www.instagram.com/pernambucotransparente - temos ainda um perfil exclusivo para o público de dados abertos: https://www.instagram.com/dadosabertospernambuco. Permaneça conectado, ajude a divulgar, se some, faça parte!



Vamos juntos?!


 

➲ Principais Dúvidas sobre o Tema, confira a seção “Entenda O Assunto”. Quer saber mais sobre o que já foi desenvolvido até aqui? Conheça o Movimento, que conta com iniciativas desde 2013, há pelo menos 6 anos - apresentamos uma linha do tempo com os principais marcos ao longo dessa trajetória! Para navegar com facilidade, identifique o conteúdo de todo o website em nosso Mapa do Portal


Junte-se à Comunidade do Fórum

Essa comunidade foi criada para você. Receba as atualizações mais recentes, faça perguntas e compartilhe suas necessidades por novos recursos.

Personalize o que deseja Siga os perfis e autores do blog que mais gostar. As categorias também permitem que os usuários encontrem facilmente os assuntos que estão procurando.  


Dê sua opinião sobre o conteúdo ou Entre em Contato

Não deixe de fazer sua Avaliação em nossa seção especial de Feedback! Nos ajude a melhorar! Mantemos contato também pelo WhatsApp - caso queira fazer parte do nosso grupo, entre em contato conosco e solicite a participação. ✓


Compartilhe nosso vídeo de Apresentação


 “Nenhuma das principais questões que a humanidade enfrenta será resolvida sem acesso à informação.”  - Christophe Deloire, secretário geral da Repórteres Sem Fronteiras. ⌋



151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page